a nossa missão
alma.alta - Cooperativa das Artes do Alto Tâmega, CRL
Plano de missão desde 11 de Outubro de 2020
ALMA.ALTA é uma Cooperativa que se insere no ramo cultural do sector cooperativo. O objeto social da sua atividade é o desenvolvimento e incentivo ao ensino artístico, à formação no âmbito da música, artes plásticas, dança, animação, teatro e estudos literários, organização e produção de eventos culturais, promoção dos artistas locais e incentivo à criação artística e cultural, preservação, desenvolvimento e promoção do património cultural, natural, histórico e artístico da região, bem como aposta na marca regional e nacional.
Prioridade ao apoio à formação. A formação é a base de uma sociedade, quantos mais crianças/jovens em formação houver mais a realidade artística e social do Alto Tâmega e Barroso pode ser melhorada e valorizada.
Desta forma propomos apoiar e incentivar a atividade da AAC com os meios físicos e técnicos na realização das suas atividades e apresentações e colmatar a questão prioritária do financiamento dos alunos.
Partindo da realidade do financiamento público por parte do Ministério da Educação (Contrato de Patrocínio), que não chega a toda a procura (há limite de vagas estabelecido por escola e regras muito específicas de paridade entre idade; ano de escolaridade e grau que frequenta no conservatório), colmatado com as parcerias e protocolos estabelecidos com as Bandas Filarmónicas da região e as bolsas atribuídas pelas Câmara Municipais, que ajuda a colmatar algumas carências de financiamento, ainda ficam alguns casos por resolver. Uma das missões da Cooperativa é chegar à ajuda dos casos de financiamento destes alunos. Sendo que é sempre uma prioridade o mérito artístico, trabalho, empenho e dedicação, bem como as realidades económicas de cada caso específico.
A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves merece o nosso apoio, por se afirmar como referência de qualidade artística, dedicação e profissionalismo.
Prioridade ao desenvolvimento da atividade do Projecto Enraizarte - Associação, na importância que revela a nível de recolha, valorização e luta por manter a música tradicional da nossa região viva e atual, tendo um papel preponderante de manutenção de uma identidade única, o orgulho em ser Flaviense e ser um filho do Alto Tâmega e Barroso e acima de tudo ser Transmontano, continuando a cooperação que esta associação vem desenvolvendo com o Município de Chaves.
A alma.alta – cooperativa propõe dar continuidade à linha de programação e atividades, consolidando os formatos que demonstraram maior impacto e adesão de públicos, aprofundando parcerias institucionais mantendo a centralidade da formação artística e técnica, a promoção de criação original e a valorização dos artistas locais, articulando apresentação pública, residências, oficinas e estágios com acompanhamento pedagógico e produção profissional.
A captação, edição e disponibilização dos conteúdos no YouTube e nas redes sociais é uma prioridade, permitindo ampliar o alcance, chegar a novos públicos e assegurar um registo digital permanente.
Propomos manter e aprofundar o apoio às iniciativas municipais e atos públicos, assegurando recursos técnicos, equipas especializadas, equipamento, logística, montagem e operação de som e luz, bem como o suporte de produção de cada evento, atividade ou sessão que se enquadre na cooperação e ação conjunta com o Município de Chaves e com o Alto Tâmega e Barroso, cooperando ativamente com a CIMAT. Esta intervenção garantirá qualidade técnica, eficiência operacional e coerência programática em toda a programação municipal.
Manter o apoio e a colaboração em eventos, atividades e sessões promovidos por Escolas e demais Organismos e Instituições que integrem a estratégia educativa, cultural e artística do Município de Chaves e Alto Tâmega e Barroso. Esta cooperação abrangerá acompanhamento técnico, articulação programática e suporte operacional, reforçando a relevância pedagógica, o impacto cultural e a coesão territorial das iniciativas.
No decorrer da sua atividade é uma prioridade da alma.alta intermediar as ações/eventos do que melhor tem sido feito a nível artístico no Alto Tâmega e Barroso, sendo que a atividade da Animódia e do Sótão de Histórias é uma referência de profissionalismo e qualidade inovadora em Trás-os-Montes.
A parceria com a Fai será uma mais valia, pois é a empresa detentora de material de som e luz com recursos técnicos e meios humanos de excelência bem como todo o seu “know-how” de produção e gestão de eventos.
Para todos estes objectivos teremos Montes de Ideias na coordenação e execução de tudo o que se prende com a imagem, registos e manutenção de redes sociais e media.


