atividade
O espectro de intervenção, desde 2020, abrange uma diversidade considerável no panorama artístico e cultural.
Pretendemos desta forma apostar em programação cultural de excelência que complemente as atividades previstas no plano anual de Atividades do Alto Tâmega e Barroso com um enriquecimento artístico e cultural para o Público em geral.
A aposta em música Orquestral com a participação de solistas profissionais, professores consagrados e ainda em talentos emergentes no panorama académico e profissional, com maestros convidados e a aposta numa oferta artística que apresente uma variedade de estilos do que já está previsto a nível de programação.
Aliado aos concertos e espetáculos estará sempre uma vertente pedagógica e de formação de músicos, actores, dos intervenientes artísticos e do próprio público.

Programação
Auditório Centro Cultural de Chaves
AquaPalace
Outros
Recitais - Semana Cultural - Concertos Ensembles, Orquestra de Cordas, Sopros e Sinfónica - Ciclo 5as aumentadas - Outros espetáculos - concertos improváveis
Protocolo de Colaboração de Desenvolvimento Cultural com o Município de Chaves
cooperação com CIMAT, AAC, Indieror e FAI

formação
Auditório Centro Cultural de Chaves
centro cultural de chaves
sala polivalente
Outros
Ciclo de Intercâmbios - apoio em concursos - Residências Artísticas - Masterclasses - Oficinas - Workshops - apoio a ex-alunos- que fomentem a criação e a inovação artística
Protocolo de Colaboração de Desenvolvimento Cultural com o Município de Chaves, cooperação com CIMAT, AAC e FAI


cooperação
Auditório Centro Cultural de Chaves
AquaPalace
Outros
EVENTOS- Atividades Municipais - Atividades CIMAT
Protocolo de Colaboração de Desenvolvimento Cultural com o Município de Chaves
cooperação com CIMAT, FAI
apoio
Auditório Centro Cultural de Chaves
AquaPalace
Outros
Agrupamentos de Escolas - FORMA (APDAP) - Associação INDIEROR - Bandas Filarmónicas do Alto Tâmega e Barroso - Instituições de ensino superior - Instituições Sociais - Apoio a crianças e Jovens portadores de Deficiência - Artistas locais - Grupos Corais - Ranchos Folclóricos - Outros
Protocolo de Colaboração de Desenvolvimento Cultural com o Município de Chaves
cooperação com CIMAT, FAI
criação







THE N2 BACKBONE OF PORTUGAL
Nesta viagem musical mostramos ao público um pouco da nossa identidade e sentimento artístico, Portugal e a estrada N2. Foi uma performance eclética e como a viagem, em constante movimento por diferentes paisagens e sonoridades.
Entregamos uma forte experiência artística ao público e uma performance musical de excelência.
A Orquestra de Sopros da AAC-Academia de Artes de Chaves participou com este projeto no WMC2022 (World Music Contest - Kerkrade, Países Baixos).
e venceu a “Concert Division”, a mais importante divisão deste concurso, competindo com mais 7 orquestras de
sopros de excelência oriundas do Reino Unido, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria e Itália.
9 aldeias 1 POVO
O projeto musical “Nove aldeias. Um povo” foi uma iniciativa que juntou 150 músicos e cantores de aldeias dos concelhos do Alto Tâmega e Barroso.
O seu principal objetivo era combater o isolamento social dos mais velhos e divulgar as tradições e costumes transmontanos através da criação de um repertório próprio e contemporâneo inspirado no património local.
cooperação com FAI e Banda Musical de Loivos, apoio DGARTES
HMD (Homem dos mil dedos - Carlos Paredes)
O Homem dos Mil Dedos, projeto com a parceria da Academia de Artes de Chaves, que presta tributo a uma das figuras mais emblemáticas da música nacional no ano do centenário do seu nascimento.
Dois nomes de enorme talento e bem conhecidos da nossa Academia, Fábio Meneses (clarinete solo) e Daniel Almeida (piano), lideram este projeto apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes e pelo Município de Vila Nova de Paiva, que propõe uma nova perspetiva sobre Paredes para o afirmar como um dos mais importantes compositores do século XX.
Acompanhados pelas nossas orquestras de sopros e cordas, lideradas pelos maestros Luciano Pereira e Carlos Pereira, o concerto apresenta 12 obras do guitarrista, agora reinventadas em formatos e sonoridades inéditas. O concerto contará ainda com a participação especial de Mafalda Rocha Lemos na guitarra portuguesa.
cooperação com FAI, AAC e Furor Iminente, apoio DGARTES
Regresso ao Portugal desconhecido - 25 anos FadoMorse
"Os Fadomorse, banda desconhecida mais famosa de Portugal quiçá do Universo, para celebrar os seus 25 anos, com o apoio da dgARTES, convidaram aquela que é a Orquestra de Jovens mais premiada do Mundo, a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves!
São, orgulhosamente, transmontanos como o mentor dos Fadomorse, Hugo Correia, e os atuais "Campeões do Mundo da Música Arte Maior" do WMC Kerkrade, 2022!
Com 100 pessoas em palco irão realizar aquele que será o mais arrojado concerto da história da música transmontana com uma estética musical genuinamente eclética e explosivamente inovadora que resume os nove discos editados. Nada alguma vez soou assim em Portugal!
Contarão com os convidados, super especiais, Rui Veloso, Sergio Castro (Trabalhadores do Comércio e Arte e Ofício), João Diogo Leitão e uns quantos mais...
Serão homenageados, o enorme ser-humano, músico e escritor, José Mário Branco e o honroso transmontano, Miguel Torga.”
cooperação com Orquestra de Sopros da AAChaves, FAI, FadoMorse e Hugo Correia, apoio DGARTES
Ópera no Coreto
A primeira ópera filarmónica, trágico-cómica, em mirandês.
"L mundo siempre fui l que ye, mas agora nós sabemos"
A ideia do transmontano Hugo Correia, que uniu ópera e a Banda Musical de Loivos. A primeira ópera cantada em Mirandês explorando contos e mitos transmontanos e que teve como espaço cénico os tradicionais coretos, constitui um instrumento valioso para sensibilizar as comunidades para o valor artístico da ópera, mas também das bandas filarmónicas, verdadeiros esteios do desenvolvimento musical em Portugal e ainda, uma bela forma de promover a herança cultural e tradição transmontana, com especial destaque para uma abordagem que pretendeu colocar o foco na língua mirandesa.
Acredito que projetos como este são essenciais para manter a memória, as tradições e a herança cultural que têm um papel crucial na transmissão das mesmas às gerações futuras, fazendo assentar a criatividade num processo dinâmico entre passado, presente e futuro, rasgando novos horizontes de progresso.
cooperação com FAI, Banda Musical de Loivos e Hugo Correia, apoio DGARTES

.jpg)
inovação
espaços rurais
Festivais Rurais Transmontanos
Dois festivais, duas aldeias, uma comunidade. Marcelo Almeida e Miguel Carvalho são os mentores deste projeto que agora se une para dar a conhecer a música, a Cultura e as tradições transmontanas.
“Pretendemos evidenciar as tradições, a identidade desta região através de ações artísticas. Não somos festivais de massas, queremos que as pessoas venham, que se divirtam, tragam a família, os amigos e que desfrutem das atividades que vamos proporcionar”.
“São dois festivais que se uniram, que vão gerir uma bolsa de artistas e tudo que diz respeito à logística do evento. A união faz a força e temos todos a ganhar”
“São dois festivais (Identidades e Artimanha) com duas essências diferentes mas que acabam por se complementar, tanto em amizade, energia, como na parte artística”
cooperação com FAI, apoio INATEL, Junta de Freguesia de Loivos e de Vila Pouca de Aguiar
rubricas
"antes do aplauso"
Acreditamos que o verdadeiro espetáculo começa muito antes do brilho do palco. Nesta rubrica, vamos mostrar o processo criativo, as pessoas, os ensaios, os detalhes e a dedicação que transformam cada evento numa experiência única. Acompanhe conosco o percurso de preparação até o momento final, e sinta-se parte de cada passo rumo ao grande concerto. Porque na arte, o caminho é tão importante quanto o destino.
cooperação com FAI e AAC

























