A Orquestra de Sopros da AAC é neste momento uma referência de sucesso no meio das Orquestras Académicas no nosso país e não só...
A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves foi fundada em Outubro de 2008 integrada na oferta curricular do Curso Básico de Música da Academia de Artes de Chaves, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto. Composta por cerca de 20 alunos, surgiu da necessidade de agregar os jovens músicos oriundos das bandas filarmónicas da região num grupo que lhes permitisse evoluir tanto ao nível das competências específicas para a música de conjunto como ao nível da evolução indireta das coletividades em que se integravam.
A necessidade de desenvolver um meio musical com dificuldades reconhecidas no acesso ao ensino especializado da música foi o mote que liderou este projeto. Rapidamente, e fruto do projeto implementado, o âmbito do trabalho realizado evoluiu de um cariz exclusivamente pedagógico para uma postura de desenvolvimento artístico e cultural do próprio meio envolvente, começando a integrar jovens músicos oriundos de outros locais e instituições, extravasando a sua essência curricular para se afirmar como um grupo representativo de uma região.
Atualmente, a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves conta nos seus quadros com cerca de 90 jovens músicos oriundos da região norte, conjugando músicos com várias experiências musicais e em diferentes momentos da sua evolução artística num grupo singular. Apresenta-se regularmente em concerto e tem participado em variados eventos, tanto no âmbito de concursos de bandas como em festivais. Para além de se apresentar como um espaço de desenvolvimento musical e artístico (individual e coletivo) a sua qualidade reconhecida internacionalmente faz desta uma das mais vibrantes e conceituadas orquestras de sopros na atualidade, facto esse refletido nas variadas menções e prémios que tem alcançado. Tem desenvolvido uma ação forte no desenvolvimento de repertórios seja através de encomendas de música nova, seja através das variadas estreias de nova música que tem realizado ao logo da sua existência.
A Orquestra de Sopros realiza temporadas de concertos anuais com uma intensa atividade artística, apresentando-se em concertos, festivais e concursos nos mais prestigiados palcos em Portugal e no estrangeiro. Já acompanhou alguns dos mais destacados solistas internacionais, tais como Florent Héau (FR), Nuno Pinto (PT) e Jorge Almeida (PT).
-
2º Prémio – 3ª Categoria no III CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2009)
-
Menção Honrosa – Agrupamentos Maiores no III Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2012)
-
Prémio Tauromaquia – 2ª Categoria no V CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2014)
-
1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2014)
-
Grand Premier Prix;Diffwinds Award; Menção “pela valorização da tradição musical portuguesa” – Differdange/LX (2014)
-
1º Prémio – Secção Académica no I CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2014)
-
1º Prémio – 1ª Categoria no VI CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2016)
-
1º Prémio – 43º CIB “Vila d’Altea” – Altea/ES (2016)
-
1º Prémio – 1ª Secção no IV CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2017)
-
1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico – Vila Real/PT (2018)
-
1r PREMI, MENCIÓ D'HONOR e PREMI ESPECIAL MILLOR SOLISTA para a "GRANDE" Melanie Gil. - 46º Certamen Internacional de Bandas Vila d'Altea - Altea/ES (2019)
-
1º Prémio "World Champion" - Wind Band Concert Division - 19º World Music Contest - Kerkrade/NL (2022)
O Maestro
Luciano Pereira iniciou os seus estudos musicais em Flauta Transversal com a idade de 11 anos na Banda Musical de Loivos sob a orientação do Maestro Lourenço Costa. Com 15 anos ingressou na FCR de Gaia na classe de Flauta do prof. Jorge Correia Salgado, onde viria a terminar o curso complementar com distinção. É licenciado em Música – Flauta pela Universidade de Aveiro. Colaborou, entre 2004 e 2010 regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras e fez parte Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, com as quais teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros, entre os quais P. Martins, V. Lourenço, L. Carvalho, V. P. de Azevedo, J. Cober, E. Schelle, M. Mateus e J. P. Vilaplana.Fundou em 2008 a Academia de Artes de Chaves, assumindo o lugar de docente e Diretor Pedagógico.Em 2008 assumiu o lugar de Diretor Artístico da Orquestra de Sopros da AAC. Desde 2012 que é também o Diretor Artístico da Banda Musical de Loivos. Na qualidade de Maestro convidado teve já a oportunidade de orientar diversos estágios de Orquestra de Sopros, tais como o III Estágio Nacional de Banda Sinfónica de São Cipriano – Resende (2016), o II Estágio de Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Música de Ferreirim – Sernancelhe (2018), o Estágio de Orquestra de Sopros do III Festival de Verão da Academia de Música de Arouca, a Orquestra de Sopros da III Edição do “Música nas Férias” em Sta. Bárbara – Ilha Terceira e o Estágio da Orquestra de Sopros da ARTAVE – Santo Tirso (2019 e 2021) e o IV Estágio da Orquestra de Sopros Vale Varosa – Tarouca (2019). Dirigiu ainda, na qualidade de maestro convidado, os Slide Bones Simbyosis (2022). A título individual, foi distinguido com a “Batuta d’Ouro” no IV CIB “Filarmonia d’Ouro” (2017) e no V CIB “Filarmonia d’Ouro” (2018), tendo sido também distinguido com o prémio de “Melhor Maestro” no V CIBM “Ciudad de Benavente” (2022). Ao nível dos seus estudos em Direção de Banda, teve a oportunidade de trabalhar com Carlos Marques, Teodoro Aparício Barberan, Francisco Martinez Gallego, Bert Appermont e Kevin Houben. Foi aluno da Academia Portuguesa de Banda onde concluiu o Curso de Formação de Maestros sob a orientação do Maestro Paulo Martins. Em 2022 concluiu o Mestrado em Direção “cum lauda”, na LUCA School of Arts em Leuven/Bélgica, sob a orientação do Maestro Ivan Meylemans.
Condecorações e Menções
-
Medalha de Mérito – Grau Ouro, concedida pela Câmara Municipal de Chaves (2022);
-
Nota de Congratulação em virtude do resultado obtido no WMC 2022, concedida por Sua Exa. O Sr. Presidente da República Portuguesa (2022);
-
Nota de Congratulação em virtude do resultado obtido no WMC 2022, concedida por Sua Exa. O Sr. Primeiro Ministro da Republica Portuguesa (2022);
-
Nota de Congratulação em virtude do resultado obtido no WMC 2022, concedida pela Assembleia da Republica Portuguesa (2022);
-
Atribuição do título de “Embaixadora do Alto Tâmega e Barroso, atribuído pela CIM do Alto Tâmega e Barroso (2022);
-
Alto Patrocínio de Sua Exa. o Sr. Presidente da República para a Temporada de Concertos 2022/2023
-
Alto Patrocínio de Sua Exa. o Sr. Presidente da República para a Temporada de Concertos 2023/2024
Imprensa
"The ‘Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves’ showed outstanding professionalism in all asspects and above all in all registers. Sound, balance, interpretation, solo, chamber music passages. Everything sounded finely tuned down to the last detail, deliberately chosen and artistically interpreted in an extremely valuable way. Again and again, almost indescribably fantastic moments emerged.”
“A competição de referência mundial decorreu na cidade de Kerkrade, na Holanda, e sagrou como campeã mundial, a Orquestra de Sopros da AAC, dirigida pelo Maestro Luciano Pereira, trazendo para Portugal o título do campeonato enchendo de orgulho, muitos flavienses.”
Jornal de Chaves [PT] https://jornaldechaves.pt/noticia?id=1278
Críticas
L’orchestre à vents de AAChaves est un orchestre fantastique ! Sous la baguette de son talentueux chef Luciano, le niveau artistique de ces jeunes musiciens est extraordinaire! Je garde un souvenir très ému de notre collaboration, non seulement pour la qualité musicale mais aussi pour la fraternité et l’amitié qui soude tous ces musiciens. L’orchestre AAChaves est une grande famille, dont chacun joue la musique avec son cœur. Florent Héau - Clarinetista e Professor no CRR de París e na Hemu - Haute Ecole de Musique - Lausanne.
Una agrupación con la que he tenido una relación muy estrecha y emotiva. 15 años con una evolución sorprendente gracias a la calidad de sus componentes por dedicación y amor a la música, así como al proyecto que comparten. Un proyecto organizado con pasión por su coordinador Marcelo Almeida y su gran director Luciano Pereira, los cuales les han transmitido un amplio elenco de valores que configuran el resultado de tan magnífica agrupación. Mi más sincera felicitación y animaros a que sigamos compartiendo vuestros éxitos para deleite de la Música. Gracias por vuestra ilusión.
José Suñer-Oriola – Compositor
Con la Orquestra AAChaves siento desde el primer instante que suena la música que para los músicos cada actuación parece que sea la última vez que van a tocar juntos. No sólo por su excelencia individual sino por su entrega y gusto por tocar en conjunto. Su plasticidad, pasión y capacidad de crear color orquestal hacen de este grupo humano capaz de afrontar y hacer disfrutar cualquier repertorio que se propongan. Salvador Sebastiá – Compositor
En varias ocasiones los he escuchado en directo y siempre he disfrutado mucho de su sonido y de su repertorio original. Lo que me impacta es la identidad musical que ha creado esta agrupación con su director en un tiempo relativamente corto. La orquesta tiene una sonoridad única y técnicamente no tiene límites. Espero que siga este fantástico proyecto y que tengan muchos éxitos musicales en el futuro.
Bram Sniekers – Maestro da Societat Musical l’Artística Manisense
La Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves es hoy en día, sin lugar a dudas, uno de los máximos exponentes en cuanto a música para vientos se refiere. Solo en quince años, han llegado a lo más alto. Un proyecto llevado a cabo con máxima profesionalidad, donde la excelente calidad de sus integrantes, su amor por la música y su trabajo incansable, junto a su director Luciano Pereira y su presidente Marcelo Almeida, forman un coctel de los más exquisitos que les ha dado muchos e importantes éxitos. Estoy muy orgulloso de haber tratado con ellos, formado parte de este propósito y aportado mi granito de arena.
Martínez Galego – Compositor