Nasceu por detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, com a teimosia das fragas e a força das giestas, crescendo dentro das férteis veigas da tradição e estendendo as vastas raízes pelas mais diversas influências e sensibilidades.
“... não há forças que me apaguem do instinto a cepa donde provenho.”
Miguel Torga
Marcelo Almeida
Educação Artística; Produção; Artes Performativas & Tradição
Contacto:
965315060
Email:
Morada:
Quinta de Fornos, nº66A, 5425-094, Loivos
​
Date de Nascimento:
9, Setembro de 1981
​
EXPERIÊNCIA | Portfólio
desde 2008
Sócio/Gerente e Director Executivo
AAC-Academia de Artes de Chaves, Lda.
Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo com Autonomia Pedagógica, registada com o Número de Pessoa Colectiva 508524652, na Conservatória do Registo Comercial de Chaves a 23 de Abril de 2008.
O objectivo geral da Academia de Artes de Chaves é dotar os seus alunos de condições propícias à aprendizagem e à aquisição de competências com campo das áreas ministradas, dotando-os de ferramentas que lhes permitam atingir um nível de excelência nas suas áreas de estudo, permitindo-lhes, se assim o entenderem, seguir a via profissionalizante, contando para isso com o patrocínio do Ministério da Educação de acordo com a legislação aplicável. Para além deste, é objectivo da AAC interagir e dinamizar o panorama cultural da região envolvente através da realização de actividades culturais e da abertura à população em geral.
desde 2008
Director Executivo e de Produção
Orquestra de Sopros da AAC
Fundada em Setembro de 2008, iniciou a sua atividade no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto do Curso Básico de Música. Fundada por cerca de 20 alunos, surgiu da necessidade de criar um espaço de trabalho que agregasse os alunos oriundos das Bandas Filarmónicas da região, criando condições para que se desse uma evolução ao nível das suas competências e, indiretamente, fossem criadas as condições para que as mesmas coletividades pudessem evoluir. Desde cedo que se começou a afirmar como um grupo de referência da Academia de Artes de Chaves e da região. A sua constante evolução levou a que o âmbito da sua intervenção extravasasse o contexto curricular, começando a integrar também jovens músicos em geral.
Da sua atividade, destaca-se a participação regular em Festivais e Concursos Internacionais, para além dos Concertos, onde tem granjeado as mais favoráveis críticas e reconhecimento de um público cada vez mais numeroso. Estreou ainda diversas obras no nosso país.
Desde a sua fundação, conseguiu já os seguintes prémios internacionais:
-
2º Prémio – 3ª Categoria no III CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2009)
-
Menção Honrosa – Agrupamentos Maiores no III Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2012)
-
Prémio Tauromaquia – 2ª Categoria no V CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2014)
-
1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2014)
-
Grand Premier Prix;Diffwinds Award; Menção “pela valorização da tradição musical portuguesa” – Differdange/LX (2014)
-
1º Prémio – Secção Académica no I CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2014)
-
1º Prémio – 1ª Categoria no VI CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2016)
-
1º Prémio – 43º CIB “Vila d’Altea” – Altea/ES (2016)
-
1º Prémio – 1ª Secção no IV CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2017)
-
1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico – Vila Real/PT (2018)
-
1r PREMI, MENCIÓ D'HONOR e PREMI ESPECIAL MILLOR SOLISTA para a "GRANDE" Melanie Gil. - 46º Certamen Internacional de Bandas Vila d'Altea - Altea/ES (2019)
-
1º Prémio "World Champion" - Wind Band Concert Division - 19º World Music Contest - Kerkrade/NL (2022)
-
É atualmente constituída por jovens músicos da região norte, congregados num projeto singular. É regularmente dirigida pelo Maestro Paulo Martins, na qualidade de Maestro Convidado. Já se apresentou em concerto em várias cidades do país, Espanha e Luxemburgo.​
-
É dirigida, desde a sua fundação, pelo Maestro Luciano Pereira.
desde 2008
Director Artístico; Compositor e Produtor
ENRAIZARTE
​
Em 2008 três canalhos iniciaram esta viagem com a formação de festa transmontana, gaita, caixa e bombo. Desde ai até hoje, as raízes estenderam-se dando forma a um grupo de 8 músicos, quase todos vindos dos campos da música erudita, criando uma sonoridade original, complexa, em que o denominador comum é a identidade da música tradicional. Com uma linguagem que deriva desde a ortodoxia até ao experimentalismo (passando por névoas de jazz, reggae, rock e outros estilos) a criação resulta num estilo ecléctico e diferenciado, com recriações de temas tradicionais e criações de temas originais sem nunca renegar o que nos une: a alma transmontana.
desde 2009
Director Musical e Produtor
TEATRO MUSICAL
​
Dirigiu Musicalmente “ANNIE” 2009; GODSPELL” 2010; “GREASE” 2011; “PEQUENA SEREIA” 2012; “REI LEÃO” 2013; “WICKED” 2014 e "GODSPELL - Revival" 2016.
desde 2011
Director Artístico e Produtor
- experiências que marcam -
​​
"mais do que um festival, uma comunhão entre tradição, natureza, música e família!”
O Identidades - Festival não é só música. Temos o orgulho de poder afirmar que quem nos visita se torna o mais recente membro da nossa grande família, que tem crescido todos os anos. Como bons Transmontanos, aqui partilhamos o copo, a mesa, a terra e o ser.
​
​
​
desde 2015
Presidente de Direcção
PROJECTO ENRAIZARTE - Associação
Por detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, surgiu um projecto com a teimosia das fragas e a força das giestas, crescendo dentro das férteis veigas da tradição e estendendo as vastas raízes pelas mais diversas influências e sensibilidades.
O Projecto Enraizarte pretende ser isto e muito mais. Um espaço de criação, de inovação e, acima de tudo, de afirmação de uma identidade ancestral, fazendo jus ao ser transmontano, povo de perseverança, força e criatividade. A terra fértil onde diferentes sementes possam germinar. Um rio de saber e tradição que se estenda pelos vales e transponham as fronteiras de pedra das nossas paisagens.
desde 2015
Mentor do Projecto
EMTL - Escola de Música Tradicional do Larouco
A AAC e a Associação Projecto Enraizarte conseguiram, após três longos anos de batalha, a inclusão dos instrumentos de Gaita-De-Foles e Percussão Tradicional no âmbito dos cursos básicos e secundários do Ensino Artístico Especializado de Música.
A AAC torna-se desta forma a primeira e única escola do país autorizada a leccionar gaita-de-foles e percussão tradicional na disciplina de instrumento da componente de formação técnica do plano de estudos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão.
Esta escola surge desta vitória e é uma parceria entre o Município de Montalegre; Academia de Artes de Chaves e Projecto Enraizarte - Associação
2018 - membro fundador do ONZE - creative space
​
ONZE é um espaço de coworking que pretende trazer ao coração da comunidade flaviense a criatividade e o poder dos media emergentes.
Localizado em pleno centro histórico, sobre a emblemática Ponte de Trajano, ONZE pretende criar as sinergias necessárias através da gestão de espaço, meios e recursos, para assim oferecer o melhor produto e serviço criativo.
​
Residentes: FAI - MONTES DE IDEIAS - @cheganahora - Toperf
​
​
ama.fai.falta
Surge assim em Fevereiro de 2017 - ama.fai.falta
​
A Produção de espectáculos inovadores e Performances originais foi sempre um desafio e uma meta para todos os projectos com que trabalhamos, desde 2008 que o fazemos.
Com o aumentar exponencial da qualidade artística surgiu a necessidade de tornar o Agenciamento e a Produção dos nossos projectos de uma forma que fizesse jus à qualidade artística.
Surgem também desafios de montar artisticamente espectáculos com grupos convidados de renome nacional e internacional.
​
cheganahora é uma viagem musical electrónica pelo mundo Tradicional
​
projecto a solo @cheganahora - Marcelo Almeida
​
Nasceu por detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, com a teimosia das fragas e a força das giestas, crescendo dentro das férteis veigas da tradição e estendendo as vastas raízes pelas mais diversas influências e sensibilidades
Um dos objectivos do projecto é a recolha e partilha das vivências do caminho, caminho este que é a vida.
Nestes sets apresento os meus gostos musicais que são as minhas referências e na sua grande maioria também, orgulhosamente, amigos, no momento, pois são lives, faço o que me vai na alma, ligando e sobrepondo temas únicos, com o acrescento de loops compostos por mim de recolhas minhas e de amigos.
UMA VIAGEM DE MISTURAS E PARTILHAS!
… os trilhos que me levaram a um destino desconhecido e que há muito almejava visitar.
Pelo caminho reencontro amigos, família, conheço amigos de amigos, mas acima de tudo a viagem está a ser uma viagem interior, uma nova experiência, de novos trilhos, novas paisagens, novas gentes, novas sensações, novas energias… é um prazer e um verter de sentimentos que me está a tornar uma pessoa e um músico mais maduro, mais completo, mais estável e acima de tudo, mais feliz e realizado!
​
originais: https://cheganahora.bandcamp.com
​
​
FORMAÇÃO
2024
Curso Intensivo
RESTART
Produção de Música Eletrónica
APORFEST
Music Festivals Management
SUGESTUS
Financiamento de Estruturas Culturais
INSTITUTO SUPERIOR DE BRAGANÇA - ESE
Animação Artística
INSTITUTO SUPERIOR DE BRAGANÇA - ESE
Educação Musical
CONSERVATÓRIO REGIONAL DE GAIA
Curso de Instrumento - Clarinete
ESCOLA PROFISSIONAL DE CHAVES
Técnico de Gestão de PME's e Cooperativas
2016
Curso Intensivo
2016
Curso Intensivo
2007-2008
Pós Graduação
1999-2003
High School Diploma
1999-2004
Ensino ArtísticoEspecializado
1995-1997
Curso Profissional de Nível III
PROJECTOS
COMPETÊNCIAS
Música
Produção
Gestão de Projectos
Docência
Teatro Musical
Criação Artística