• White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • SoundCloud - White Circle
  • White Google+ Icon
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Nasceu por detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, com a teimosia das fragas e a força das giestas, crescendo dentro das férteis veigas da tradição e estendendo as vastas raízes pelas mais diversas influências e sensibilidades.

“... não há forças que me apaguem do instinto a cepa donde provenho.”  

Miguel Torga

Marcelo Almeida

Educação Artística; Produção; Artes Performativas & Tradição

 

Contacto:

965315060

 

Email:

aac.marcelo@gmail.com 

 

Morada:

Centro Cultural de Chaves - Largo da Estação, Ap564, 5400-231 Chaves

Date de Nascimento:

9, Setembro de 1981

EXPERIÊNCIA | Portfólio
 
desde 2008

Sócio/Gerente e Director Executivo

AAC-Academia de Artes de Chaves, Lda.

Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo com Autonomia Pedagógica,  registada com o Número de Pessoa Colectiva 508524652, na Conservatória do Registo Comercial de Chaves a 23 de Abril de 2008.

O objectivo geral da Academia de Artes de Chaves é dotar os seus alunos de condições propícias à aprendizagem e à aquisição de competências com campo das áreas ministradas, dotando-os de ferramentas que lhes permitam atingir um nível de excelência nas suas áreas de estudo, permitindo-lhes, se assim o entenderem, seguir a via profissionalizante, contando para isso com o patrocínio do Ministério da Educação de acordo com a legislação aplicável. Para além deste, é objectivo da AAC interagir e dinamizar o panorama cultural da região envolvente através da realização de actividades culturais e da abertura à população em geral. 

desde 2008

Director Executivo e de Produção

Orquestra de Sopros da AAC

Fundada em Setembro de 2008, iniciou a sua atividade no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto do Curso Básico de Música. Fundada por cerca de 20 alunos, surgiu da necessidade de criar um espaço de trabalho que agregasse os alunos oriundos das Bandas Filarmónicas da região, criando condições para que se desse uma evolução ao nível das suas competências e, indiretamente, fossem criadas as condições para que as mesmas coletividades pudessem evoluir. Desde cedo que se começou a afirmar como um grupo de referência da Academia de Artes de Chaves e da região. A sua constante evolução levou a que o âmbito da sua intervenção extravasasse o contexto curricular, começando a integrar também jovens músicos em geral.

Da sua atividade, destaca-se a participação regular em Festivais e Concursos Internacionais, para além dos Concertos, onde tem granjeado as mais favoráveis críticas e reconhecimento de um público cada vez mais numeroso. Estreou ainda diversas obras no nosso país.

Desde a sua fundação, conseguiu já os seguintes prémios internacionais:

  • 2º Prémio – 3ª Categoria no III CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2009)

  • Menção Honrosa – Agrupamentos Maiores no III Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2012)

  • Prémio Tauromaquia – 2ª Categoria no V CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2014) 

  • 1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico - Vilagarcia de Arousa/ES (2014)

  • Grand Premier Prix;Diffwinds Award; Menção “pela valorização da tradição musical portuguesa” – Differdange/LX (2014)

  • 1º Prémio – Secção Académica no I CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2014)

  • 1º Prémio – 1ª Categoria no VI CIB “Ateneu Vilafranquense” – VF de Xira/PT (2016)

  • 1º Prémio – 43º CIB “Vila d’Altea” – Altea/ES (2016)

  • 1º Prémio – 1ª Secção no IV CIB “Filarmonia d’Ouro” – Santa Maria da Feira/PT (2017)

  • 1º Prémio – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico – Vila Real/PT (2018)

  • 1r PREMI, MENCIÓ D'HONOR e PREMI ESPECIAL MILLOR SOLISTA para a "GRANDE" Melanie Gil. - 46º Certamen Internacional de Bandas Vila d'Altea - Altea/ES (2019)

É atualmente constituída por jovens músicos da região norte, congregados num projeto singular. É regularmente dirigida pelo Maestro Paulo Martins, na qualidade de Maestro Convidado. Já se apresentou em concerto em várias cidades do país, Espanha e Luxemburgo.

É dirigida, desde a sua fundação, pelo Maestro Luciano Pereira.

ENRAIZARTE

Em 2008 três canalhos iniciaram esta viagem com a formação de festa transmontana, gaita, caixa e bombo. Desde ai até hoje, as raízes estenderam-se dando forma a um grupo de 8 músicos, quase todos vindos dos campos da música erudita, criando uma sonoridade original, complexa, em que o denominador comum é a identidade da música tradicional. Com uma linguagem que deriva desde a ortodoxia até ao experimentalismo (passando por névoas de jazz, reggae, rock e outros estilos) a criação resulta num estilo ecléctico e diferenciado, com recriações de temas tradicionais e criações de temas originais sem nunca renegar o que nos une: a alma transmontana.

desde 2008

Director Artístico; Compositor e Produtor

desde 2009

Director Musical e Produtor

TEATRO MUSICAL

Dirigiu Musicalmente “ANNIE” 2009; GODSPELL” 2010; “GREASE” 2011; “PEQUENA SEREIA” 2012; “REI LEÃO” 2013; “WICKED” 2014 e "GODSPELL - Revival" 2016.

desde 2011

Director Artístico e Produtor

- experiências que marcam  -

"mais do que um festival, uma comunhão entre tradição, natureza, música e família!”

 

O Identidades - Festival não é só música. Temos o orgulho de poder afirmar que quem nos visita se torna o mais recente membro da nossa grande família, que tem crescido todos os anos. Como bons Transmontanos, aqui partilhamos o copo, a mesa, a terra e o ser.

desde 2015

Presidente de Direcção

PROJECTO ENRAIZARTE - Associação

Por detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, surgiu um projecto com a teimosia das fragas e a força das giestas, crescendo dentro das férteis veigas da tradição e estendendo as vastas raízes pelas mais diversas influências e sensibilidades.

O Projecto Enraizarte pretende ser isto e muito mais.  Um espaço de criação, de inovação e, acima de tudo, de afirmação de uma identidade ancestral, fazendo jus ao ser transmontano, povo de perseverança, força e criatividade. A terra fértil onde diferentes sementes possam germinar. Um rio de saber e tradição que se estenda pelos vales e transponham as fronteiras de pedra das nossas paisagens. 

desde 2015

Mentor do Projecto

EMTL - Escola de Música Tradicional do Larouco

A AAC e a Associação Projecto Enraizarte conseguiram, após três longos anos de batalha, a inclusão dos instrumentos de Gaita-De-Foles e Percussão Tradicional no âmbito dos cursos básicos e secundários do Ensino Artístico Especializado de Música.

A AAC torna-se desta forma a primeira e única escola do país autorizada a leccionar gaita-de-foles e percussão tradicional na disciplina de instrumento da componente de formação técnica do plano de estudos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão.

Esta escola surge desta vitória e é uma parceria entre o Município de Montalegre; Academia de Artes de Chaves e Projecto Enraizarte - Associação 

ama.fai.falta

Surge assim em Fevereiro de 2017 - ama.fai.falta

A Produção de espectáculos inovadores e Performances originais foi sempre um desafio e uma meta para todos os projectos com que trabalhamos, desde 2008 que o fazemos. 

 

Com o aumentar exponencial da qualidade artística surgiu a necessidade de tornar o Agenciamento e a Produção dos nossos projectos de uma forma que fizesse jus à qualidade artística. 

 

Surgem também desafios de montar artisticamente espectáculos com grupos convidados de renome nacional e internacional.


onze logo-preto-01.png

2018 - membro fundador do ONZE - creative space

ONZE é um espaço de coworking que pretende trazer ao coração da comunidade flaviense a criatividade e o poder dos media emergentes. 

Localizado em pleno centro histórico, sobre a emblemática Ponte de Trajano, ONZE pretende criar as sinergias necessárias através da gestão de espaço, meios e recursos, para assim oferecer o melhor produto e serviço criativo.

Residentes: FAIINDIEROR - MONTES DE IDEIAS


FORMAÇÃO
 
2016

Curso Intensivo

2016

Curso Intensivo

2007-2008

Pós Graduação

APORFEST

Music Festivals Management

SUGESTUS

Financiamento de Estruturas Culturais

INSTITUTO SUPERIOR DE BRAGANÇA - ESE

Animação Artística

1999-2003

High School Diploma

INSTITUTO SUPERIOR DE BRAGANÇA - ESE

Educação Musical

1999-2004

Ensino ArtísticoEspecializado

1995-1997

Curso Profissional de Nível III

CONSERVATÓRIO REGIONAL DE GAIA

Curso de Instrumento - Clarinete

ESCOLA PROFISSIONAL DE CHAVES

Técnico de Gestão de PME's e Cooperativas

PROJECTOS
 
FAI-black-nobg.png
 
COMPETÊNCIAS

Música

Produção

Gestão de Projectos

Docência

Teatro Musical

Criação Artística

 
PARCERIAS
 
CONTACTO

Marcelo Almeida

Educação Artística;

Artes Performativas 

Tradição

Tlm:

965315060

 

Email:

aac.marcelo@gmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • SoundCloud - Black Circle
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now